sexta-feira, 20 de Abril de 2012

Quinta das Camélias — Syrah '2008

Varietal Syrah do Dão, produzido por Jaime de Almeida Barros, de Sabugosa, Tondela. Da mesma casa, já passaram por estas páginas o Reserva da colheita de 2007 e um monocasta Touriga Nacional do mesmo ano.

Vertido no copo logo depois de aberto, desde cedo aparentou um carácter essencialmente frio, com toque verde, apesar das amiudadas sugestões de madurez: a par com pau e fumo, compota de frutos pretos e chocolate. Na boca, algum corpo e sabor a condizer. Nota menos para o álcool ligeiramente desenquadrado e a presença de taninos rebeldes.

Não conseguiu transmitir a envolvência e generosidade dos seus bons congéneres do sul, nem a frescura e limpidez dos outros, de terras mais frias. Aparenta ter ficado perdido entre estilos, a identidade pretendida ainda por encontrar. Precisará a receita de ser revista ou serão as razões do relativo insucesso mais elementares? Certamente, não será de ignorar o conjunto de bons motivos (que complementam os outros) pelos quais não existe historial relevante de varietais Syrah na região.

4€.

14