domingo, 6 de maio de 2012

Porta dos Cavaleiros — Reserva '2008 Touriga Nacional

Outro tinto das Caves São João. As uvas, oriundas das regiões de Penalva do Castelo e Vila Nova de Tázem, foram vinificadas de forma clássica, com maceração prolongada. Após a fermentação maloláctica, o vinho resultante estagiou em barricas de carvalho francês. É o sucessor deste.

Primeiro dia, vertido directamente da garrafa, sem tempo para abrir: Cor escura. Tourigo jovem, com um lado mais floral a tomar evidência no primeiro encontro com o nariz, o cheiro a violetas típico dos vinhos da casta, caruma e bergamota, a par de tostados e fumados muito discretos. Depois fruta, escura mas não sobremadura, farta mas ao mesmo tempo sóbria, entremeada por notas de vegetal seco. Boca de porte mediano, a manter a toada séria.

Segundo dia: quase na mesma. Aliás, talvez aqui o mais notável seja a falta de evolução apresentada por esta meia garrafa, volvidas quase 24h dentro do frigorífico, apenas vedada pela própria rolha, virada ao contrário. Um Dão surpreendentemente moderno, bastante fresco e estruturado. Não sendo excepcional, está bem bom.

7€.

15,5